sábado, 16 de outubro de 2010

Roberto Leal se apresenta hoje na 24ª. Marejada

O grande objetivo desta 24ª. edição da Marejada, maior festa portuguesa e do pescado do Brasil, é resgatar as raízes das tradições portuguesa e açoriana na cultura itajaiense. A preocupação se reflete na rica gastronomia tradicional do pescado e frutos do mar, na decoração e nas apresentações folclóricas e culturais.

E para deixar a 24ª. Marejada com um sotaque português ainda mais especial, apresenta-se neste sábado (16), no palco Brasil do Centreventos Itajaí, o cantor Roberto Leal.

Itajaí não recebe o cantor lusitano, famoso pelo sucesso “Arrebita”, desde a 15ª. Marejada, no ano de 2001. Devido a inúmeros pedidos, Roberto sobe ao palco Brasil às 23h, numa apresentação com gostinho misturado de Brasil e Portugal, exatamente como é a nossa Marejada.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Centreventos Itajaí, desde as 14h deste sábado. Os interessados também podem adquirir seus ingressos através do site www.compreingressos.com ou nas lojas Elienay Celulares de Itajaí e Balneário Camboriú - (em Itajaí, na Rua Felipe Schmidt, n.408, Centro; em Balneário Camboriú, no Balneário Camboriú Shopping, na Rua Santa Catarina, n.1, Loja 71).

-----------------------------

Roberto Leal nasceu em Portugal, em Trás os Montes, na Aldeia de Vale da Porca, com o nome de Antônio Joaquim Fernandes. Veio para o Brasil em 1962, com os pais e 10 irmãos. Estudou música e canto e teve a sua primeira grande oportunidade, em 1970, para gravar um disco na Gravadora R.G.E.
Em 1971 inicia sua carreira, com a canção, “Arrebita”, e no mesmo ano se apresentou no Programa do Chacrinha.
Em 1972 ganhou o prêmio de “Rei da Juventude Brasileira”, do Velho Guerreiro e o importante Troféu Globo de Ouro, da TV Globo, entre inúmeros outros. A partir daí inicia a contagem de 30 Discos de Ouro e cinco Discos de Platina, entre os mais de 500 troféus que compõem sua coleção.
Em 1977 realiza sua primeira excursão para Portugal, ampliando fronteiras e se apresentando em diversos países.

Em 1978 passou por uma experiência única e muito bem sucedida, sua primeira incursão no cinema. Protagonizou o filme “O Milagre”, que conta sua própria história.
Roberto Leal já realizou mais de 4.500 espetáculos no Brasil e por todo o mundo, já vendeu mais de 17 milhões de discos, tem mais de 300 canções gravadas, sendo que mais de 80% destas canções foram compostas por ele próprio, em parceria com sua esposa Márcia Lúcia.
Foi o primeiro artista popular a se apresentar no Roy Thompson Hall de Toronto, que tendo sido inaugurado pela Rainha Elizabeth e a Orquestra Sinfônica de Londres, não havia recebido até então outros artistas que não de música erudita e grandes concertos. No dia do espetáculo de Roberto Leal, a casa teve todos os lugares ocupados com sua total lotação, até mesmo os 200 lugares reservados para o coro.

O reencontro com as raízes é inevitável, mas as ligações com o Brasil permanecem fortes. Roberto Leal não abdica das duas Pátrias, transitando livremente entre Brasil e Portugal. A maior expressão desta fusão deu-se no seu trabalho, "De Jorge Amado a Pessoa", onde reuniu num mesmo disco, grandes nomes da música portuguesa e brasileira, dividindo com eles o palco do Casino do Estoril e a interpretação dos seus grandes sucessos. Foi assim que juntou, num mesmo trabalho, Alcione, Martinho da Vila, Vitorino, Daniel, Elba Ramalho, Joanna, Jorge Aragão, Tito Paris, Adelaide Ferreira, TerraSamba, Fernando Girão, Rodrigo Leal, TUNA do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e SDS. Um espetáculo inesquecível, que deu origem ao seu primeiro DVD.

Em 2007 lança o "CANTO DA TERRA", uma chamada em prol da solidariedade e apoio à sua terra, Trás-os-Montes, e que tem sido considerado pela mídia, em Portugal, como um dos melhores lançamentos daquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário