terça-feira, 6 de setembro de 2011

Reality transforma Roberto Leal em 'popstar' entre os jovens de Portugal

Há alguns dias, usuários de sites de relacionamento começaram a adicionar a seus perfis um vídeo de conteúdo chocante. Nele, o cantor português Roberto Leal, conhecido de milhões de brasileiros pelas canções como "Arrebita" e "Bate o pé", tomava chá de cogumelo e tinha um surto de violência. Quebrava seu quarto, seu violão e depois chorava copiosamente diante de uma foto de Nossa Senhora de Fátima. E esta era só uma das várias cenas insólitas de sua participação no reality show "Último a sair", da TV estatal portuguesa RTP1.

Mas o que poucos sabiam é que: 1) Na verdade, não se tratava de um reality show, mas de um programa de humor, criado por Bruno Nogueira, representante de uma nova geração de comediantes portugueses que está chegando ao Brasil via internet. 2) Depois de "vencer" o "reality" em 31 de julho, Roberto Leal, o cantor, fez mais sucesso do que jamais fizera em Portugal. Um sensacional renascimento.







"A vida nos dá um segundo tempo, e é nele, aos 45 minutos, que se ganha o jogo", festeja, por telefone, de Lisboa, Roberto, que nasceu em Vale da Porca e emigrou para o Brasil aos 11 anos, com os pais e dez irmãos.

Um sucesso maior na internet do que na TV (não chegou a ser o líder de audiência no horário), o "Último a sair" é mais um dos exemplos do novo humor português a chegar ao Brasil pela rede. Em 2008, os internautas brasileiros descobriram Bruno Aleixo, um cachorro ranzinza, apresentador de talk show, criado pelo grupo Guionistas e Argumentistas Não Alinhados (Gana).

Hoje, aos 59 anos, Roberto Leal compara a chance que teve no "Último a sair" com a que lhe deu Chacrinha, no início dos anos 1970, quando começava sua carreira. "Entrei no programa pela primeira vez a cinco minutos do final. Em seguida, ia ao ar o Festival Internacional da Canção. Eu pensei: 'ninguém vai prestar atenção neste português!' Mas aí a transmissão no Maracanãzinho atrasou e, quando as pessoas ligaram a TV para ver o festival, lá estava o português cantando "Arrebita". No dia seguinte, não podia sair à rua", lembra ele.

A ideia de Bruno era  fazer uma paródia de reality shows, misturando celebridades de verdade com atores, "para não ficar muito falso". Entre os 13 participantes do "Último a sair", que estreou em 8 de maio, estavam cantores como Roberto Leal e a jovem Luciana Abreu, o palhaço Batatinha, o ex-participante do "Big Brother" português Marco Borges e atores como Gonçalo Waddington e o próprio Bruno Nogueira.

Bruno conta que Roberto Leal era um dos nomes que mais desejava ter em seu programa."Ele tinha uma imagem engraçada por aqui. Não era visto como português nem como brasileiro. Carismático, sempre a falar de Deus, sempre a vestir branco... Tentamos desconstruir essa imagem", diz.

Roberto confessa ter hesitado ao aceitar o convite de Bruno. "Fiquei uns nove, dez dias pensando para ver o que poderia ganhar. Mas aí vi que poderia ser um passo à frente na minha carreira, depois de toda a beleza que foi no Brasil", conta o cantor.

Nos anos 1990, ele tirou de letra a paródia de "Arrebita" feita pelos Mamonas Assassinas, o "Vira-vira" - e recentemente gravou uma nova paródia em homenagem à banda, cujos integrantes morreram num acidente de avião em 1996.

A principal gozação com o cantor era chamá-lo de "brasileiro", o que o obrigou a botar um bigode falso, carregar no sotaque e tomar caldo verde fazendo barulho com a colher em uma cena no confessionário. Por fim, Roberto tirou o bigode e exclamou: "Ser português é muito difícil!"

Volta e meia, Roberto era convencido a fazer uma tatuagem nas costas, a dividir sua cama com um participante que só andava pelado, a participar de um jantar afrodisíaco ou, na clássica cena, a tomar chá de cogumelo. O humorista conta que teve receio apenas nas cenas que mexessem com as crenças religiosas do cantor.

"Ele conseguiu uma coisa extraordinária, que foi renovar o público que tinha e acrescentar uma camada mais jovem a ele. Há alguns anos, isso seria impensáve", diz Bruno, surpreso com o fato de, apesar de o programa ter sido anunciado desde o começo como um humorístico, muita gente em Portugal ter achado que era um reality show de verdade.

Enquanto isso, Roberto Leal ri à toa. Seu último disco chegou ao segundo lugar entre os mais vendidos em Portugal, ele prepara um programa de TV próprio e aproveita o momento de celebridade. "A nova geração ficou maluca comigo. E a velha geração ficou perguntando: "Roberto, como é que te meteste num programa desses?", diz.

Fonte: Yahoo Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário