quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Roberto Leal ensina comemoração à lusitana ao elenco da Portuguesa

Torcedor fanático da equipe rubro-verde, cantor dá ritmo português à festa pós-gol dos comandados de Jorginho no Campeonato Brasileiro da Série B

 

Uma casa portuguesa, com certeza! Assim é o Canindé para Roberto Leal. Apaixonado por futebol, o torcedor do Benfica adotou a Lusa como time do coração quando veio morar no Brasil. O cantor já frequenta o clube há quase 50 anos e está empolgado com o desempenho dos comandados do técnico Jorginho na Série B. Com 50 gols em 24 jogos, o ataque da Lusa vem sendo o trunfo da equipe para se manter na ponta da Segundona. As comemorações, porém, não estão à moda lusitana.
- Tentamos ensaiar uma comemoração com música sertaneja, mas não deu muito certo. Ainda não aprendemos nenhum passo português – disse o meia Henrique.

Para dar um ritmo português ao time, Roberto Leal, a convite do Globo Esporte, ensinou alguns passos ao elenco rubro-verde (veja vídeo acima). Depois de um treino físico exaustivo, os jogadores da Lusa mostraram disposição para ensaiar as coreografias lusitanas. Edno, Guilherme e Henrique até começaram tímidos, mas, no final, “arrebitaram” ao som de “roda, roda, vira, olha se roda bem, mas que raio de festa que eu não encontro ninguém”. Apesar da pouca sincronia do trio, a atuação recebeu elogios do professor-torcedor.
Estou abismado. Não sabia que eles realmente estavam bem com a música tradicional portuguesa"
Roberto Leal, cantor português
- Estou abismado. Não sabia que eles realmente estavam bem com a música tradicional portuguesa. Depois de um treino, normalmente o jogador não tem muita disposição para a dança, mas eles estavam muito bem. Agora, vamos esperar pelo “Bate o Pé” nas comemorações – disse Roberto Leal.

Henrique até “confundiu” a letra da música com a famosa “Vira-Vira” dos Mamonas Assassinas, mas, se a letra ainda não está na ponta da língua, os passos estão bem coreografados. O trio embalou ao som da música portuguesa, assim como está embalado na Segundona.
Artilheiro da Lusa na competição com 11 gols, Edno prometeu estrear a nova coreografia de comemorações já no próximo desafio da Lusa. O atacante foi o mais exaltado por Roberto Leal, que elogiou a entrega do jogador pelo time. Agradecido, Edno diz já ter um quê de português.
- Eu me sinto português. Como a torcida canta, aqui é uma casa portuguesa. Torço sempre pela Lusa. Mesmo quando estive no Botafogo ou no Corinthians, carregava a Portuguesa dentro do coração. Aqui é minha casa, minha família - diz Edno.
Nem mesmo os goleiros escaparam dos ensaios. Eles não fazem gol, mas os “guarda-redes” também decoraram o hino da Portuguesa, que, aliás, foi composto por Roberto Leal. A exemplo dos jogadores de linha, os arqueiros não mostraram muita desenvoltura em coral, mas depois de umas cinco tentativas, enfim, o hino estava na ponta da língua. Eles receberam muitos cumprimentos do cantor, que os parabenizou pelas boas atuações em campo.
Roberto Leal parabeniza Edno (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Roberto Leal parabeniza Edno, que já se sente
português (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
De futebol, Roberto Leal entende bem. Ele sempre foi muito próximo da Portuguesa e também fez muitos amigos no Vasco e no futebol português. Foi nas terras lusitanas que Roberto Leal se tornou grande amigo do técnico Luiz Felipe Scolari. O cantor diz que o treinador, então no comando da seleção portuguesa, utilizava as suas músicas para incitar um espírito nacionalista nos jogadores de Portugal e isso levou a equipe à quarta colocação na Copa do Mundo de 2006.
Roberto Leal diz que ficou amigo de todos os jogadores daquela seleção e coleciona histórias dos bastidores do futebol. Ele jura que até teve participação em algumas transferências de jogadores envolvendo times portugueses e brasileiros. Com a bola no pé, ele também conta vantagem.
- Era centroavante. Queria só marcar gol. Na minha banda, tínhamos um dia de lazer, formávamos um time para jogar futebol. Só que o mais importante era o churrasquinho depois do jogo. Fazia muitos gols, mas o pessoal ajudava também (risos).
Se as músicas de Roberto Leal ajudaram a seleção lusitana a chegar ao quarto posto em uma Copa do Mundo, as comemorações coreografadas ao som de música portuguesa prometem carimbar o acesso da Lusa à elite do futebol nacional. O elenco não quer cantar vitória antes da hora, mas, como torcedor, Roberto Leal não tem dúvidas quanto à promoção para a Série A.
- Como torcedor, posso dizer que a Lusa já subiu. Pela mágica que esse time vem mostrando, só um desastre tira a Lusa da Série A em 2011.
Roberto Leal no treino da Lusa (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Música de Roberto Leal ajudou a seleção portuguesa em 2006 e promete dar uma força para as comemorações da Lusa em busca do acesso à Série A (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)



Confira as fotos na integra aqui!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário